museu do território

Desde sua fundação, em 2013, o Museu do Território tem a missão de pesquisar, documentar, interpretar e comunicar o processo de transformação territorial. Trata-se de um novo modelo de instituição, que difere do museu tradicional em alguns aspectos fundamentais: a ênfase no território (não no prédio institucional), no patrimônio (não na coleção) e na comunidade e não apenas nos visitantes. Grande parte do trabalho do Museu do Território é voltado à investigação da relação afetiva que há entre espaços públicos e pessoas.

Buscamos olhar, nos aproximar, entender e atuar sobre o território a partir de três dimensões, que sobrepostas, configuram o sentido de lugar. São elas: o território geográfico, que abarca as características físicas do lugar, o território histórico, onde pode-se observar os processos que conformam a evolução do espaço construído pela ação humana e o território imaginário, que representa a forma dos indivíduos entenderem, usarem e se relacionarem com o território que habitam. Materializa o ser e estar no mundo, com suas manifestações artísticas, religiosas, modos de trabalho e produção, suas ações cotidianas e que configuram a base da cultura. A configuração do lugar a partir da sobreposição destas três dimensões conformam uma leitura dialógica do território.

As imagens apresentadas nas galerias do Museu do Território foram realizadas entre novembro de 2015 e maio de 2016, em Paraty e compuseram o estudo dialógico do município. O estudo buscou entender e revelar a diversidade existente em Paraty, para além do seu conhecido centro histórico. Paisagens rurais, restinga, mangues, praias, cachoeiras e montanhas. Arquitetura rural, urbana, religiosa. Usos cotidianos e locais como as catadoras de siris, as pipas, a pesca, o futebol à beira mar. Usos, paisagens e arquiteturas diversas e um imenso potencial ainda latente.  Imagens de Rafael Stedile.